Avenida Joao Barbosa Lima, 1074 / Bairro: Centro / Cep: 62820-000 / Itaiçaba-Ce

Converse com seus amigos, agora em nosso blogger

domingo, 31 de agosto de 2014

PENSANDO O AMANHÃ COM – VIDA na E.E.F. Padre Abílio Monteiro Neto, com professor Nailson Rocha



A Escola de Ensino Fundamental Padre Abílio Monteiro Neto, consciente da importância de refletir sobre temática ambiental, seja na escala global e local, vem desenvolvendo ações para instigar a comunidade escolar sobre o nosso cotidiano, a fim de implantar estratégias para minimiza os efeitos da ação humana na degradação ambiental.
Para o desenvolvimento dessas ações, estamos utilizando o material intitulado “VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS” e subtema “EDUCANDO-NOS PARA PENSAR E AGIR EM TEMPOS DE MUDANÇAS SOCIOAMBIENTAIS GLOBAIS”. Tal instrumento, nos encaminha a repensar ações do cotidiano da escola como o consumo de água e energia, áreas verdes, resíduos sólidos e coleta de lixo em rodas de debates, diagnósticos e entrevistas no ambiente escolar.
Diante disso, os alunos visualizaram algumas estratégias e metas que ao serem aplicadas podem transformar este espaço em escola sustentável como a coleta seletiva para reciclagem de papel e a reutilização de materiais para a produção de objetos, a construção de uma horta para complementar a alimentação escolar, a reutilização da água servida de pias e bebedouros para a irrigação da horta, plantas e jardins, a coleta de óleo de cozinha para a produção de sabão ecológico.
Afinal, o objetivo dessas práticas é tornar o ambiente escolar sustentável, para assim possibilitar uma mudança nos hábitos e atitudes da comunidade escolar, a fim de sensibilizarmo-nos sobre a importância de pensar o amanhã. 


                                                                                  Nailson Rocha


                                                                              Prof.: de Geografia




























América Latina: Um território de diversidade cultural, exploração econômica e instabilidade política, com o professor Nailson Rocha


Os alunos das turmas do 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Padre Abílio Monteiro Neto, sobre a orientação do professor Nailson Rocha na disciplina de Geografia, desenvolveram atividades e pesquisas a fim de observar o processo de formação histórica, político e econômico da América Latina.
Para o desenvolvimento das atividades, foram divididas as seguintes temáticas: A formação histórica da América Latina; A situação atual de subdesenvolvimento; O autoritarismo político; O advento do populismo; e as grandes diferenças entre os países latino-americanos. Diante dos temas, a proposta era fazer os alunos produzirem atividades a serem apresentados por meio de slides, cartazes e caracterização, contendo imagens, músicas, poesias e texto informativos
Afinal, as atividades ensejava desenvolver uma reflexão sobre os traços histórico-culturais, sociais, econômicos e políticos que constroem o espaço regional da América Latina, e que marcam a vida do povo latino-americanos, principalmente, nós brasileiros.

                                                                                  Nailson Rocha
                                                                              Prof.: de Geografia























Do artesanato à indústria moderna e as forças produtivas em Itaiçaba – CE



Os alunos das turmas do 7º ano da Escola de Ensino Fundamental Padre Abílio Monteiro Neto, sobre a orientação do professor Nailson Rocha na disciplina de Geografia, desenvolveram atividades e pesquisas a fim de observar a evolução da técnica desde o artesanato à indústria moderna, e refletir sobre as forças produtivas em Itaiçaba – CE.
Para o desenvolvimento das atividades, foram divididas as seguintes temáticas: o artesanato de palha de carnaúba; A atividade manufatureira na indústria de cerâmica; e a indústria de bens de consumo e alimentos em Itaiçaba. Durante as pesquisas, os alunos realizaram visitas in loco e entrevistas com os agentes produtivos, a fim de identificar as características das técnicas e forças produtivas nas diversas atividades como forma de produção, desenvolvimento tecnológico, uso de matéria-prima e energia, divisão do trabalho, destino da produção e mercado consumidor.  
Ao final, os resultados das atividades foram apresentados por meio de folder, portfólio, murais etc, os quais continham imagens, musicas, poesias e entrevistas, para assim realizar reflexões, apontado as razões e fatores da estrutura do artesanato e da indústria em Itaiçaba – CE.   

                                                                                  Nailson Rocha

                                                                              Prof.: de Geografia