Avenida Joao Barbosa Lima, 1074 / Bairro: Centro / Cep: 62820-000 / Itaiçaba-Ce

Converse com seus amigos, agora em nosso blogger

sábado, 5 de outubro de 2013

CONCURSO DE CRIAÇÃO DA MARCA, ANÁLISE DAS PROPOSTAS feita por VALDO COSTA, Designer Gráfico (Fanor-DeVry), com especialização em Gerência de Projetos (Estácio-FIC) e professor de AutoCAD

Concurso de Criação da MARCA do CONCURSO DE REDAÇÃO EEFPAMN, observem os desenhos abaixo e votem

Um dos principais requisitos de uma marca, é passar a mensagem principal do tema que ela representa. Essa mensagem deve ser percebida através dos desenhos, formas, cores e letras utilizadas e ela precisa, também, possuir todos os elementos necessários para a sua fácil compreensão. Além disso, ela precisa ser de fácil aplicação, ou seja, ela precisa ser facilmente reproduzida em qualquer situação, seja impressa ou pintada (em camisas, por exemplo).

No Concurso de Redação da EEF Padre Abílio Monteiro, o tema principal, ou seja, a mensagem da marca, no caso, é o próprio concurso de redação. Então, se deve prever que na marca tenha, no mínimo, a citação do concurso, da escola, além de ter alguns elementos gráficos (desenhos, textos, etc) que lembrem a temática. Com base nesses critérios, a seguir, uma pequena análise técnica das marcas propostas para o Concurso de Redação da EEF Padre Abílio Monteiro.


ANÁLISE DAS PROPOSTAS

Marca criada pelo aluno Natan do 7º B

A marca 1 utiliza o desenho de personagens infantis com o nome da escola juntamente com uma espécie de selo, representado através de um lápis e uma caneta, como elementos principais. Apesar de estar bem desenhado, podemos encontrar algumas pequenas falhas, como o nome da escola, por exemplo, que não está escrito corretamente. Além disso, falta também a referência direta ao concurso de redação, no caso, está faltando o título.


___________________________________________________


Marca criada pela aluna Juliete do 8º A

A marca 2 possui um desenho simples, mas bem objetivo e direto, com a representação de uma folha de papel escrita e um lápis, por trás do título "CONCURSO DE REDAÇÃO" desenhado com dois tipos diferentes de letra onde o "REDAÇÃO" encontra-se com uma letra estilizada. Possui também o nome da escola e da cidade, escrito na parte inferior. O conjunto visual da proposta apresenta-se bem equilibrado e também é de fácil aplicação. Neste caso, esta proposta se apresenta como a mais adequada, tecnicamente falando.

___________________________________________________



Marca criada pelo aluno Ícaro do 9º A

A marca 3 utiliza o título "CONCURSO DE REDAÇÃO", com uma letra estilizada e o desenho do ato de escrever, representado através de uma mão segurando um lápis, que escreve alguns nomes, possivelmente, os nomes dos participantes da equipe. A ideia de "ler" a marca em duas posições (horizontal e vertical) é bem interessante, no entanto, da forma em que o conjunto visual se apresenta, se torna um tanto quanto difícil a sua aplicação gráfica. Percebe-se, também, a exemplo da marca 1, a ausência do nome da escola.

___________________________________________________


O concurso para elaboração da marca do Concurso de Redação da EEF Padre Abílio Monteiro Neto foi uma importante iniciativa que resultou em uma grande mobilização por parte dos alunos desta instituição. Independente do resultado, o mais importante e bonito de ser ver é a participação e o engajamento de todos, na torcida por suas criações. Este sentimento é muito importante para a realização de qualquer coisa, inclusive, sonhos. Estão todos de parabéns!

Valdo Costa
Designer Gráfico (Fanor-DeVry), com especialização em Gerência de Projetos (Estácio-FIC) e professor de AutoCAD.

Um comentário:

  1. no terceiro desenho á sim, o nome do colégio
    porem muito claro de enxergar .

    ResponderExcluir