Avenida Joao Barbosa Lima, 1074 / Bairro: Centro / Cep: 62820-000 / Itaiçaba-Ce

Converse com seus amigos, agora em nosso blogger

sábado, 22 de março de 2014

Trio de estudantes de Juazeiro do Norte no Ceará, alunos de escola pública, inventa sistema de reaproveitamento da água e ganham PRÊMIO NO CALDEIRÃO DO RUCK - quadro Jovens Inventores

Jovens inventores: Adelaida Laleska, Francisco Junior e Larissa Brenda (Foto: TV Globo/Caldeirão)

Adelaide Laleska, Francisco Júnior e Larissa Brenda participaram do quadro Jovens Inventores, do Caldeirão, e mostraram o projeto Água Renovada


Assista o Vídeo

No sertão do Ceará, assim como em muitos outros estados da região Nordeste do País, sofre com a falta de água. Vivendo isso na pele, três estudantes de Juazeiro do Norte, no Ceará, se mobilizaram e criaram um projeto de reúso da água que foi mostrado neste sábado, 22/03, no Caldeirão. Adelaide Laleskade Oliveira, Francisco Júnior e Larissa Brenda se uniram para desenvolver um projeto que ameniza a falta de água. O projeto foi tão bem recebido pelos jurados, que eles levaram o prêmio máximo.
Água Renovada foi o terceiro episódio da nova temporada do quadro Jovens Inventores. O objetivo da atração do Caldeirão é descobrir e mostrar para todo o Brasil boas iniciativas de jovens que encontram soluções para problemas de suas comunidades através de inovações. E os que apresentarem ideias inteligentes e eficientes podem ganhar prêmios de até R$ 30 mil.
Veja o vídeo e entenda como através da seca, evaporação e destilação da água residuária pode ser gerada água limpa através de um sistema bem barato e acessível.
Resumo da ideia do trio de inventores:
Eles cavaram um buraco no quintal de casa com 1,30 m de diâmetro. Toda a parte de baixo foi impermeabilizada com plástico preto, onde a água residuária, ou seja, a água de lavagem de roupa ou usada para cozinhar, foi depositada. Dali, foram separados o óleo e o sabão, através do processo de evaporação da água.
A água evaporada se concentra no plástico de cobertura, que escorre até um balde colocado na parte central do buraco. Um funil é colocado sobre o balde, que é revestido por um pano, para impedir que impurezas como areia passe para o balde. Ao recolher a água desse balde, dá para ver como sai clarinha e pronta para consumo.
Fonte: http://gshow.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/O-Programa/noticia/2014/03/trio-de-estudantes-do-ceara-inventa-sistema-de-reaproveitamento-da-agua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário