Avenida Joao Barbosa Lima, 1074 / Bairro: Centro / Cep: 62820-000 / Itaiçaba-Ce
Converse com seus amigos, agora em nosso blogger
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
terça-feira, 25 de outubro de 2016
A educação transforma vidas. Orgulhosamente, a Eefpamn Itaiçaba foi representada no processo seletivo para discentes do colégio Ari de Sá de Fortaleza. A aluna Leyla Renata Viana - 7° A e o aluno Mateus Miguel Sena - 8° A, acompanhados pelos pais e o coordenador pedagógico Nailson Rocha participaram da 2a fase da seleção... Agora é aguardar mais uma conquista...
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
Hoje os alunos do 8° Ano B da EEF Pe Abílio Monteiro Neto, tiveram uma explanação por meio de animações e vídeos em 3D sobre Os Sentidos do corpo humano. Após a explanação, os discentes tiveram um momento lúdico e criativo, na confecção de um origami(sapo), desenvolvendo assim suas condenações motores e sensoriais, além da interatividade e conectividade com seus colegas de turma durante o processo. #Ótimaexperiência #Olúdiconaaprendizagem #Ciências Professor Victor Bruno S. Fidelis
Confira os vídeos com mais de 1.000 acessos em nosso Canal do You Tube, click e confira
23 de mar de 2013 8:08
22 de jun de 2013 21:56
O que seria do maior de todos os seres se não existisse o professor, onde estariam os médicos, engenheiros, diplomatas, enfim se não pudesse contar com a sua atuação? Agradeço a todos por acorda cedo, planeja uma boa aula, sai às pressas para chegar na hora certa. Ensinam: Geografia, Português, Matemática, História, Inglês, Ciências, Artes, Religião, Ed. Física, Literatura e espera o resultado em ver todos aprovados. Esses são vocês. AGRADEÇO por se dedicarem com tanto amor à profissão que vocês abraçaram pois desde cedo queriam ter um espaço na vida e serem grandes professores. Aqui fica o meu recado,por tudo, muito obrigado,pelo que foi ensinado por vocês, meus professores. ❤ PARABÉNS PELO DIA DE VOCÊS 👏👏👏❤🎉🎊. Aluna Quétly Barbosa
Fixação do assunto sobre as cargas elétricas com os alunos do 9° ano D da EEF Pe. Abílio Monteiro Neto. A aula aconteceu no pátio da instituição, tendo em vista o clima agradável e favorável para o desenvolvimento da resolução das questões resolvidas em duplas pelos discentes. Após a resolução de tais questões, os alunos tiveram o contato com a produção de um origami (sapo) de papel, expondo assim as suas habilidades motoras e cognitivas. Professor Victor Bruno S. Fidelis
terça-feira, 18 de outubro de 2016
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
OUTUBRO ROSA. Entenda um pouco sobre a campanha, quando teve início, como detectar, prevenir, sinais e sintomas
Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.
O QUE AUMENTA O RISCO?
O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são:
Fatores ambientais e comportamentais:
| Fatores da história reprodutiva e hormonal
| Fatores genéticos e hereditários*
*A mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/ hereditários é considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama.
|
Já o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens.
Atenção: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença.
COMO PREVENIR
SINAIS E SINTOMAS
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido dos mamilos
As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.
sábado, 15 de outubro de 2016
Parabéns dia do Professor. Você sabe como surgiu o Dia do Professor? Click e saiba mais
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Dia do Professor em outros países:
Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril
Assinar:
Postagens (Atom)