Avenida Joao Barbosa Lima, 1074 / Bairro: Centro / Cep: 62820-000 / Itaiçaba-Ce

Converse com seus amigos, agora em nosso blogger

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

RELATÓRIO DAS AÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ANO DE 2015 - Professora do A.E.E Rosa Maria Ferreira Fidélis Damasceno


No início do ano de 2015 alguns alunos foram encaminhados à Sala Multifuncional –Atendimento Educacional Especializado para uma avaliação. Depois de feitas as avaliações e reconhecidas certas deficiências, os alunos foram acompanhados durante o ano nesta sala, com a finalidade de se oferecer condições aos mesmos de um melhor desenvolvimento.
Os alunos acompanhados foram: Pedro Daniel Costa Pinheiro do 6º ano A, com diagnóstico de retardo mental associado a transtorno comportamental; Letícia de Araújo Almeida do 8º ano A, com má formação congênita, distúrbio de comportamento, epilepsia e retardo de desenvolvimento neuro, psico e motor; Sâmila Vitória da Silva do 9º ano A, com diagnóstico de retardo mental; Vitória Barbosa Monteiro do 9º ano A, com déficit de atenção; Francisca Ariane Lima Batista do 9º ano B, com deficiência cognitiva leve. Já os alunos Pedro Paulo Oliveira Duarte do 6º ano C, Márcia Vitória Ribeiro Reis do 6º ano D, Gabriel Lúcio Vieira de Araújo do 7º ano B, Nair Lima dos Santos do 8º ano C e João Ivo Lima Mariano da Silva do 8º ano D nunca passaram por uma avaliação clínica que pudesse auxiliar no diagnóstico e tratamento, apesar da minha insistência junto aos pais.
Além dos alunos acima citados que eram regularmente matriculados na Escola de Ensino Fundamental Padre Abílio Monteiro Neto, fiz acompanhamento a Camila Costa Silva, aluna da Escola Dom Aureliano Matos, a Eduardo Oliveira Lima Silva da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Barbosa Lima e a Thavison Thyré Barros da Silva que não é matriculado em nenhuma escola.
Adicione-se que tiveram alguns atendimentos domiciliares, feitos a pedido da Direção da Escola, da Secretaria de Educação, bem como de alguns pais, pois os alunos não tinham condições de permanecer na Escola durante o horário regular.
Realizei várias atividades com os alunos atendidos na Sala Multifuncional –Atendimento Educacional Especializado visando melhorar a condição cognitiva e perceptiva dos mesmos. Atividades tradicionais, como leitura e escrita de palavras e textos, contas matemáticas e outros estudos, bem como aqueles disponibilizados em computadores e na rede mundial de computadores – INTERNET. Buscava com isto trabalhar dificuldades diagnosticadas, bem como aquelas oriundas de minhas percepções pessoais da deficiência apresentada pelo aluno, mesmo sem confirmação médica.
Tudo isto para dar condições destes alunos permanecerem no ambiente escolar sem se sentirem excluídos ou diminuídos por suas dificuldades/deficiências, o que é muito comum entre eles e faz com que percam o estímulo e não queiram mais frequentar a Escola.


Rosa Maria Ferreira Fidélis Damasceno                   
Professora do A.E.E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário