Avenida Joao Barbosa Lima, 1074 / Bairro: Centro / Cep: 62820-000 / Itaiçaba-Ce

Converse com seus amigos, agora em nosso blogger

domingo, 11 de setembro de 2016

POLÍTICA DE IMIGRAÇÃO, com o Professor Nailson Rocha


POLÍTICA DE IMIGRAÇÃO

Uma política europeia global e virada para o futuro em matéria de migração, baseada na solidariedade, é um objetivo fundamental da União Europeia. A política de migração visa estabelecer uma abordagem equilibrada do tratamento da migração legal, bem como da migração ilegal.

BASE JURÍDICA
Artigos 79.º e 80.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE).

COMPETÊNCIAS
Migração legal: a UE tem competência para definir as condições de admissão e de residência de nacionais de países terceiros, que entram e residem legalmente num Estado-Membro, nomeadamente para efeitos de reagrupamento familiar. Os Estados-Membros ainda conservam o direito de determinar as taxas de admissão de pessoas provenientes de países terceiros à procura de emprego.
Integração: a UE pode incentivar os Estados-Membros a adotarem medidas a fim de promovera integração de nacionais de países terceiros que sejam residentes legais, e apoiar as suas ações, apesar de não haver disposições que prevejam a harmonização das legislações e regulamentações nacionais.
Luta contra a migração ilegal: cabe à UE prevenir e reduzir a imigração ilegal, em especial através de uma política de regresso eficaz, respeitando plenamente os direitos fundamentais. Um migrante irregular é uma pessoa que entra na UE sem a autorização ou o visto adequados ou que ultrapassa o período de permanência concedido pelo seu visto.
Acordos de readmissão: a UE tem competência para celebrar acordos com países terceiros para a readmissão, no país de origem ou de trânsito, de nacionais de países terceiros que não preencham ou tenham deixado de preencher as condições de admissão, presença ou residência num dos Estados-Membros.
A UE pretende estabelecer uma abordagem equilibrada para tratar a questão da migração legal e combater a imigração ilegal. Uma gestão adequada dos fluxos migratórios implica garantir um tratamento justo aos nacionais de países terceiros que residem legalmente nos Estados-Membros, aperfeiçoar as medidas de combate à imigração ilegal e promover uma cooperação mais estreita com os países terceiros em todas as áreas. A UE tem como objetivo desenvolver um nível uniforme de direitos e obrigações para os imigrantes legais, comparável ao dos cidadãos da UE.
Assim, perante o aumento do afluxo de migrantes na costa mediterrânica da União e a multiplicação dos naufrágios desde finais de 2013, o Parlamento adotou, em 17 de dezembro de 2014, uma resolução sobre a situação no Mediterrâneo e a necessidade de uma abordagem holística da EU no que respeita à imigração.
Agora, a promotoria e a defensoria terão o período de 10 minutos, acrescidos de tempo igual, para exporem seus argumentos contrários e favoráveis aos imigrantes de regiões da África e Oriente Médio, apresentando imagens, vídeos, relatos e testemunhas a respeito dessa situação. Após, o debate, será o momento do júri apresenta seus argumentos de acordo com os resultados da discussão.
Portanto, que mantenha-se a ordem no tribunal e comecemos o debate. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário