Avenida Joao Barbosa Lima, 1074 / Bairro: Centro / Cep: 62820-000 / Itaiçaba-Ce

Converse com seus amigos, agora em nosso blogger

sábado, 22 de junho de 2013

A economia global e o Brasil - alunos das turmas do 8º ano


Nas avaliações mensais do 2º bimestre na disciplina de geografia, os alunos das turmas do 8º ano, foram orientados pelo professor Nailson Rocha, a produzirem apresentações sobre a dinâmica da economia global, a qual influência no cotidiano da sociedade nacional e mundial. 
Desta forma, os alunos produziram apresentações de seminários, abordando a formação da sociedade global, mediante a difusão das informações, fluxo de capitais e mercadorias, as quais produzem processo de aculturação, ao estabelecer padrões mundiais no cotidiano das pessoas, seja na alimentação, vestuário, comunicação etc. Ainda destacaram a expansão das transnacionais pelo mundo, abordando algumas brasileiras como a Petrobras.
Referindo-se ainda sobre a economia, refletiram sobre a influencia dos financiadores da economia global, como FMI, BM e OMC, como instituições que emprestam recursos financeiros aos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, regulamentando até a dinâmica político-econômica dos estados nacionais, como a divida externa brasileira, bem como do comércio mundial. E mais recentemente, a formação dos blocos econômicos e sua influencia da ordem geopolítica mundial, a multipolaridade, assim como nas turbulências nas economias dos países da APEC, MERCOSUL, NAFTA E UNIÃO EUROPEIA,      as quais abalam as estruturas nacionais e transformam a vida das pessoas. 
 Desde já, parabenizo ao empenho dos alunos das turmas do 7º ano e agradeço ao apoio do núcleo gestor escolar.
                        Prof.: Nailson Rocha







Nenhum comentário:

Postar um comentário