Avenida Joao Barbosa Lima, 1074 / Bairro: Centro / Cep: 62820-000 / Itaiçaba-Ce

Converse com seus amigos, agora em nosso blogger

sábado, 22 de junho de 2013

VÍDEOS: Brasil: Do indígena ao imigrante - alunos das turmas do 7º ano

VÍDEO 01

VÍDEO 02

VÍDEO 03

Nas avaliações mensais do 2º bimestre na disciplina de geografia, os alunos das turmas do 7º ano, foram orientados pelo professor Nailson Rocha, a produzirem apresentações referentes à formação da população brasileira, considerando o processo de miscigenação e diversidade cultural desenvolvido a partir dos povos indígenas, africanos e imigrantes, os quais reproduziram traços culturais na sociedade brasileira.
Assim, os alunos desenvolveram apresentações teatrais envolvendo danças (indígenas e capoeira), músicas (axé e samba) e hábitos alimentares (peixe, mandioca, feijoada, macarronada e pizza). Abordaram a influencia e presença desses povos na história do estado do Ceará, destacando os personagens de Iracema, a virgem dos lábios de mel, e Martin Soares Moreno, o colonizador português, do épico romance de José de Alencar, bem como a figura simbólica da luta contra a escravatura no estado, o aracatiense Dragão do Mar.
Portanto, as atividades propiciaram reflexões sobre a diversidade étnico-cultural do Brasil e do Ceará, considerando a influência desses traços socioculturais na sociedade nacional.
Desde já, parabenizo ao empenho dos alunos das turmas do 7º ano e agradeço ao apoio do núcleo gestor escolar.
                        Prof.: Nailson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário