Avenida Joao Barbosa Lima, 1074 / Bairro: Centro / Cep: 62820-000 / Itaiçaba-Ce

Converse com seus amigos, agora em nosso blogger

sábado, 22 de junho de 2013

Brasil: Do indígena ao imigrante - alunos das turmas do 7º ano



Nas avaliações mensais do 2º bimestre na disciplina de geografia, os alunos das turmas do 7º ano, foram orientados pelo professor Nailson Rocha, a produzirem apresentações referentes à formação da população brasileira, considerando o processo de miscigenação e diversidade cultural desenvolvido a partir dos povos indígenas, africanos e imigrantes, os quais reproduziram traços culturais na sociedade brasileira.
Assim, os alunos desenvolveram apresentações teatrais envolvendo danças (indígenas e capoeira), músicas (axé e samba) e hábitos alimentares (peixe, mandioca, feijoada, macarronada e pizza). Abordaram a influencia e presença desses povos na história do estado do Ceará, destacando os personagens de Iracema, a virgem dos lábios de mel, e Martin Soares Moreno, o colonizador português, do épico romance de José de Alencar, bem como a figura simbólica da luta contra a escravatura no estado, o aracatiense Dragão do Mar.
Portanto, as atividades propiciaram reflexões sobre a diversidade étnico-cultural do Brasil e do Ceará, considerando a influência desses traços socioculturais na sociedade nacional.
Desde já, parabenizo ao empenho dos alunos das turmas do 7º ano e agradeço ao apoio do núcleo gestor escolar.
                        Prof.: Nailson Rocha



















Nenhum comentário:

Postar um comentário